Pri rumo aos 62kg

Pri Nóbrega rumo aos 62kg: Atualizado em 15/07/2011

sábado, 9 de abril de 2011

Sai de mim Fibromialgia!!!

Decidi escrever um post sobre fibromialgia, pois muita gente não conhece e acha que é exagero quando reclamamos de dores.
Existe um site muito bacana que se chama Fibromialgia e que tem várias informações úteis pra quem quer saber o que é ou pra quem tem e precisa de orientação.

Segundo este site, o conceito de fibromialgia é:
“O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. (...) Sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. (...) Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.”

Fonte: site coluna.com
 
O primeiro diagnóstico é por meio de exame clínico onde o médico procura os pontos de dor, como na figura acima. Já li que quem apresenta de 11 a 18 pontos de dor tem fibromialgia.

Existem dois tipos de tratamento: medicamentoso e não-medicamentoso.
Medicamentoso: são muitos medicamentos e eles custam muito caro. Cada medicamento ligado a uma coisa: anti-inflamatórios, antidepressivos, analgésicos, neurotransmissores, medicamentos para o sono, e mais um bocado que varia de acordo com a intensidade das crises.
Não-medicamentoso: EXERCÍCIOS! Claro que cada pessoa tem seu ritmo e suas limitações. Os exercícios aeróbicos são os melhores. Hidroginástica e hidroterapia são altamente recomendadas, mas a musculação não é descartada.

Eu fui diagnosticada há alguns anos com esta doença, porém ela não evoluiu como previsto.
Graças a Deus! Às vezes sinto dores, mas até que dá pra aguentar.
O peso agrava a fibromialgia e a fibromialgia ajuda a aumentar o peso. Mais um motivo pra emegrecer, certo?
Infelizmente tenho um exemplo de um caso grave dentro de casa: minha mãe. Ela sente dores muito fortes e nem sempre consegue se levantar da cama.

O site tem muuuuuuita informação e não dá pra colocar aqui. Acessem e leiam sobre o assunto. É importante, é mais comum do que pensamos e quanto mais cedo tratada, menos agressiva é. Lembrando que pode ter sintomas já na adolescência.

Então se você, por acaso tiver, não fique parada! Faça exercícios, consulte um médico, se movimente! Tenha bons pensamentos e não deixe esta doença te controlar, pelo contrário, ASSUMA O CONTROLE!

Beijos,
Pri

Um comentário:

  1. Essa doença é terrível msm, vc está certíssima! Não devemos permitir que nenhuma doença nos derrube. Devemos, sempre tentar assumir o controle!

    ResponderExcluir